• en
  • pt-pt
  

Single Blog Title

This is a single blog caption

Como chegámos às 100 Maiores de Moçambique?

Luis Leal Leonor

Luis Leal Leonor CEO 2iBi | software www.2iBi.com

Há algumas semanas a minha amiga Carrie Davies trouxe-me uma surpresa de Maputo. A edição 2015 das 100 Maiores Empresas de Moçambique, da KPMG. E porquê? Porque a 2iBi surgiu nesse ranking pela primeira vez. Sim, estamos na lista das empresas do sector dos serviços na posição 41.

Como chegámos aqui?

Há cerca de um ano recebi um email da KPMG Moçambique a pedir os dados financeiros da 2iBi relativos aos exercícios de 2013 e 2014. Na altura pareceu algo estranho, pois não estávamos certos de termos dimensão suficiente para ser uma das 100 maiores de Moçambique. Mas como quem não arrisca não petisca, respondemos ao questionário e enviámos os dados.

O que aprendemos?

A primeira aprendizagem é que quem não tenta não sabe se vai funcionar. Como já vi em vários autores, toda a grande aventura começa com o primeiro passo. A aventura 2iBi teve os primeiro passos em 2011, com as primeiras visitas a Moçambique, e a decisão de iniciar a actividade na Cidade da Beira. Foi uma decisão consciente e que funcionou. A oferta que trouxemos para a Beira tinha procura suficiente para nos fazer ter crescimentos sustentados ao longos dos últimos 4 anos.

Big Fish!

Recentemente revi o filme Big Fish realizado por Tim Burton. Uma das “morais” da história é que o protagonista era um peixe demasiado grande para o lago onde estava.

Esta teoria é também debatida por Malcolm Gladwell no livro David e Golias quando fala de estudantes de universidades americanas, comparando os que não têm sucesso nas universidades da Ivy League mas teriam noutras universidades.

O mesmo se passa quando falamos da Estratégia do Oceano Azul. Num artigo recente fala-se de uma nadadora que decidiu voltar a competir passados 27 anos. Ela é mãe de 3 crianças e trabalha a tempo inteiro, logo só conseguia treinar 2 vezes por semana. Percebeu que não iria ter sucesso se competisse da mesma forma que todas as outras atletas.

A maioria dos atletas focam-se em curtas distancias no estilo livre. Se ela se focasse no mesmo “Oceano Vermelho”, estaria em desvantagem pois não iria conseguir treinar o necessário para chegar às medalhas. Então encontrou o seu “Oceano Azul”. Os 200 metros costas! Os outros atletas não se focam tanto nesta modalidade, e ela ao fazê-lo ganhou uma medalha de ouro no campeonato nacional da Suécia.

Responder sempre…

Quando recebemos o primeiro email da KPMG poderíamos simplesmente ter ignorado o pedido e pensado “isto não é para nós”. Acredito que muitas empresas o tenham feito… Em vez disso a nossa postura é sempre de responder a quem nos contacta, seja para nos pedir informações sobre as nossas soluções, seja para nos mostrar o que têm para oferecer.

Uma coisa que podemos sempre fazer quando somos contactados por alguém ou uma empresa é aproveitar essa oportunidade para fazer networking. Eu pessoalmente sou um fan do networking. Como ouvi alguém dizer uma vez, o networking é como as vendas. Nunca é demais!

Se alguém nos contacta, porque não responder a propor uma parceria? Porque não adicionar esse contacto à nossa base de dados? Porque não enviar a nossa newsletter a esse contacto?

Ter contas actualizadas

Uma das razões que facilitou a nossa resposta foi termos contas sempre actualizadas. Na 2iBi acreditamos que se não medimos não sabemos onde estamos.

Se não fecharmos as contas mensalmente não sabemos se estamos a ganhar ou a perder. Uma das rotinas internas que temos na 2iBi é fechar o mês da contabilidade nos primeiros dias de cada mês seguinte (normalmente antes de dia 5). Isto tornou-se uma tarefa simples de realizar e que não ocupa mais de 2 horas por mês.

Como é que fazemos? Usamos o software Primavera de forma integrada. Tudo o que acontece ao longo do mês, incluindo compras, facturação, pagamentos, recebimentos, salários, depreciações, é integrado automaticamente na nossa Contabilidade. Desta forma temos virtualmente a contabilidade actualizada diariamente. Desta forma também torna-se simples e fácil fazer o fecho do mês e obter uma Demonstração de Resultados e um Balanço actualizados todos os meses.

Fica apurado o IVA a pagar no final do mês, assim como todos os restantes impostos, facilitando a nossa gestão de tesouraria. Com esses dados é possível melhorar as previsões de tesouraria para as semanas seguintes.

A tecnologia que usamos internamente e que implementamos nos nossos clientes esta disponível no portfolio Primavera, e inclui o Office Extension combinado com os módulos de ERP (Logística, Financeira, Activos e Recursos Humanos).

Outra vantagem de termos uma solução integrada devidamente configurada é que os movimentos diários podem ser lançados por pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos de contabilidade. Isto reduz o tempo de formação de utilizadores, e ajuda na segregação de funções, isolando o que cada um pode fazer. Estas segregações podem ser bastante úteis em ambientes onde as contas sejam sujeitas a auditorias.

Resultado

A vida de um empresário ou director geral pode tornar-se bastante mais agradável quando tem estes mecanismos em funcionamento na sua empresa. Isto dá-lhe a tranquilidade necessária para se focar no que é o seu negócio, e ter informação atempada para tomar decisões.

Obrigado e até á próxima!

 

PS: Pode fazer o download das 100 Maiores Empresas de Moçambique aqui.