• en
  • pt-pt
  

Single Blog Title

This is a single blog caption

Porquê Recursos Humanos PRIMAVERA em vez de Excel?

Carla Alfredo

Carla Alfredo Senior Consultant 2iBi | software www.2iBi.com

Cheguei a Moçambique à cerca de 4 anos e a ferramenta de trabalho mais usada para o Processamento de Dados referentes a Recursos Humanos e Salários era o Excel.

Desde que cá estou, a 2iBi já ajudou a melhorar a gestão de Recursos Humanos em mais de 20 empresas, implementando a solução de Recursos Humanos PRIMAVERA, contribuindo assim para que os colaboradores responsáveis pelo Processamento de Salários, Gestão de Contractos e Cálculo de Impostos tenham uma melhor qualidade de vida ficando com mais tempo para outras tarefas e evitando preocupações aos gestores das empresas pois sabem que assim todas as obrigações legais e fiscais de Moçambique estão a ser cumpridas.

Com a solução de Recursos Humanos PRIMAVERA, todos os processos são simplificados e efectuados de forma automática, evitando assim os erros humanos.

A qualquer momento é possível ter informação de Gestão de uma forma rápida e com dados actuais. Também é possível a emissão de todos os Mapas Fiscais obrigatórios de forma simples, rápida e automática.

Com a solução de Recursos Humanos PRIMAVERA também o cálculo de indemnizações no final do contracto é efectuada de forma automática.

O que mais me fascina, e aos utilizadores também, é a elaboração da Declaração do INSS no SISSMO via ficheiro. Esta é uma das tarefas habitualmente morosa e muito sujeita a erro, nomeadamente em empresas com muitos funcionários. A Directora de Recursos Humanos de um Grupo de Empresas com mais de 500 funcionários disse-nos que antes de utilizarem a solução de Recursos Humanos PRIMAVERA demoravam mais de duas semanas para elaborar a Declaração do INSS e que agora o fazem com apenas 2 cliques e que para fazer o Processamento dos Salários, preenchendo as longas folhas de Excel, eram mais 2 semanas o que não lhes deixava tempo para outras tarefas.

Outro utilizador quando viu que podia deixar de usar o Excel suspirou de alívio. Disse ser um trabalho muito moroso e que tinha sempre duvidas se o resultado seria o correcto.

A Directora de Recursos Humanos de uma outra empresa, diz que agora o processamento de salários está bastante facilitado, faz o processamento em alguns segundos de forma automática e consegue ter informação sempre disponível.

Outra vantagem entre o Excel e a solução de Recursos Humanos PRIMAVERA é a fácil integração com outros módulos nomeadamente Contabilidade, com possibilidade de imputação a Centros de Custos, integração com Contas Correntes e também com Relógios de Ponto.