THE FOUNDER: Breves notas sobre gestão de negócios
Há dias assisti ao filme “The Founder”, um filme baseado em factos reais, que conta a história da expansão da cadeia de fast-food McDonald’s.
O filme mostra como Ray Kroc – um empresário de 50 anos malsucedido e vendedor de máquinas para fazer milkshakes – consegue, através de ideias inovadoras, expandir um pequeno quiosque de venda de hambúrgueres, fundado por dois irmãos – Richard e Maurice McDonald.
Recomendo “The Founder” a todos os interessados por conteúdos empresariais e, nesse sentido, sublinho ideias retiradas do filme, que considero importantes para qualquer negócio:
“Sell the problem you solve, not the product”
– Zig Ziglar
1. Inovação
O sistema de drive-in já era comum na época, mas havia longas esperas para se adquirir o produto. Os irmãos McDonald criaram um sistema de entrega rápido de hambúrgueres em 30 segundos, algo que na altura era impensável.
2. Resolução de um problema do consumidor
O sistema rápido de entrega dos hambúrgueres da McDonald’s veio resolver um problema já existente na altura – o tempo que os restaurantes e quiosques levavam a processar os pedidos dos clientes – e que constitua um grande obstáculo à fidelização dos clientes.
3. Crescimento
Ao contrário do que os irmãos McDonald pretendiam – por temerem não haver controle de qualidade do produto -, Ray teve uma visão a longo prazo, sugerindo a expansão da marca para um modelo de franchise, desafiando o status quo.
4. Cultura
Foi necessário encontrar – através de várias entrevistas – colaboradores e parceiros que estivessem alinhados aos valores e à visão da empresa.
5. Gestão
Com o passar do tempo, Ray apercebeu-se que o lucro que faziam era diretamente proporcional às despesas. Ao atingir o break-even point, apercebeu-se que teriam que fazer melhorias na gestão do negócio.
Se procura por soluções para gerir o seu negócio, saiba mais aqui https://2ibi.com/.